RSS

Cai ou não cai?

Cai ou não cai? Divertido, fácil de fazer e sustentável!
Curtiu? Para mais diversão sustentável, acesse www.spikeboy.com



Fonte/Source: revistaartesanato.com.br

Crianças lindas - por Ruth Rocha

São duas crianças lindas,
mas são muito diferentes!
Uma é toda desdentada,
a outra é cheia de dentes...
Uma anda descabelada,
a outra é cheia de pentes!
Uma delas usa óculos,
a outra só usa lentes.
Uma gosta de gelados,
a outra gosta de quentes.
Uma tem cabelos longos,
a outra só corta rentes.
Não queiras que sejam iguais,
aliás, nem mesmo tentes!
São duas crianças lindas,
Mas são muito diferentes!

Brinquedos com materiais recicláveis

Vamos incentivar as crianças a reciclar... usando a criatividade muitas coisas interessantes podem surgir. Vejam:





"Brinquedos Populares - o passado de um património sem história"

Abaixo, vídeo veiculado pela RTP (Rede de Televisão Portuguesa), apresentando uma entrevista com o Professor João da Silva Amado, profundo conhecedor de brinquedos tradicionais, artesanais portugueses. O Professor João Amado é parceiro em trabalho desenvolvido por um grupo de pesquisa da Brinquedoteca da UFSJ, autor do Prefácio e de um dos capítulos do livro "Brinquedos e Jogos que contam histórias: uma contribuição da Teoria Ator-Rede para a Psicologia Social dos objetos".

 


Identidade - Projeto na frente do espelho

Oi gente!

Estou aqui para compartilhar com vocês mais um projeto para trabalhar identidade com a turma... este projeto tem por objetivo: familiarizar-se com a imagem do corpo, trabalhar imitações, gestos e expressões e construir a identidade.
Tempo estimado 
De 15 a 20 minutos por dia. 
Material necessário 
Dois espelhos grandes (de preferência presos à parede), cartazetes com fotos de diferentes expressões faciais retiradas de revistas ou da internet, aparelho de som, fantasias, bijuterias, chapéus, maquiagem infantil e colchonete.
Flexibilização
Para crianças com deficiência visual
Tocar as diferentes partes do corpo é muito importante para a criança com deficiência visual. Descreva os gestos feitos pelas outras crianças e, nas primeiras vezes, ajude a criança a imitar. Você também pode ampliar o tempo de realização das atividades propostas, permitindo que a criança toque nos colegas. O estímulo auditivo também é fundamental. Músicas, barulhos e comandos sonoros podem ajudar. Na atividade das caretas, você pode trabalhar com sons (todo mundo faz barulho de riso, todo mundo imita choro). Oferecer um espaço adequado para que esta criança também possa desenvolver a sua mobilidade é outra ação fundamental. Organize os cantos da creche de modo que o bebê possa explorar os espaços e localizar-se no ambiente, garantindo a sua progressiva autonomia. 
Desenvolvimento 
Todas as atividades devem ser feitas em frente aos espelhos, sempre estimulando a observação. 
Atividade 1 
Incentive os pequenos a observar a própria imagem. Peça que eles toquem diferentes partes do corpo. Proponha brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços. Estimule-os a imitar os gestos dos colegas: Vejam a careta do João! Vamos fazer igual? 
Atividade 2 
Coloque músicas do cancioneiro popular (Caranguejo Não É Peixe, Cabeça, Ombro, Perna e Pé etc.) que abordem partes do corpo ou sugiram movimentos. O objetivo é se aventurar em novos gestos e imitar os colegas. 
Atividade 3 
Proponha agora a brincadeira seu-mestre-mandou. Com todos em pé, dê os comandos: Cruzar as pernas!, Ajoelhar-se! A cada posição, estimule-os a se observar e testar possibilidades de movimento. 
Atividade 4 
Para brincar com expressões faciais, mostre cartazetes com diversas fisionomias. Depois, sugira que a garotada faça caretas variadas. 
Atividade 5 
Hora do faz-de-conta: sugira que cada um escolha se quer brincar de casinha, fantasiar-se ou maquiar-se. Ofereça novas possibilidades de acessórios e de brincadeiras. 
Avaliação 
Observe se houve concentração, interação com o espelho e com os colegas e exploração dos gestos e materiais. Sempre que possível, repita a seqüência com outras propostas e brincadeiras.

Da Nova Escola.

Palhacinho com garrafa pet e tampinhas.

Olá!!!
A criatividade é o ponto alto desta atividade... com apenas metade de uma garrafa pet e algumas tampinhas você vai poder fazer um lindo palhacinho para as crianças brincarem e ainda dá pra usar como portar guloseimas... Brinquedos reciclados são ótimos pois o custo é mínimo e a diversão é garantida... 
Vamos fazer para o Dia do Circo? Tem PAP, oba!!!
Confira o passo a passo abaixo... 


Linda ideia da Arte de Sucata.

Programação celebra dez anos da Brinquedoteca da UFSJ



  A Brinquedoteca da UFSJ completa, em 2013, dez anos, e para comemorar a ocasião oferece uma série de mini-cursos voltados para os alunos da instituição. As atividades têm início nesta quinta-feira, 14, às 10h, na sala 3.06 (sala de vídeo) do Campus Dom Bosco, com a palestra “Brinquedoteca Universitária”.
 
Os mini-cursos começam sempre às dez da manhã, ministrados por professores e alunos do curso de Psicologia. Confira a programação completa:
 
14 de março - Brinquedoteca Universitária - Profa. Fátima Queiroz;
21 de março - Brinquedoteca Hospitalar - Ana Luiza Brandão (Mestranda);
04 de abril - Culturas Infantis: Universidade e Diversidade - Prof. Levindo Diniz;
11 de abril - Bioexpressão: o corpo que brinca, canta e se encanta - Profa. Lúcia Helena;
18 de abril - O Brinquedo no Museu - Yone Maria Andrade;
16 de maio- Relato de Experiências: O Brinquedo feito de Sucata; Ludicidade e Inclusão Digital - Acadêmicos do curso de Psicologia.
 
A Brinquedoteca foi criada em fevereiro de 2003 e há dez anos trabalha com crianças vindas de diversos orgãos, como a APAE, o Centro de Referência em Assistência ao Menor, a ONG Vida Nova e a Casa Lar de São João del-Rei e Santa Cruz de Minas.