RSS

Atas Lan House



 Ata Lan House dia 08/03/2013

No dia oito de março de dois mil e treze, as dez horas, reuniram-se os membros do projeto Lan House sob a supervisão das professoras Fatinha e Larissa.
No início da reunião cada estagiário relatou o que aconteceu nas oficinas nas quais participaram. A estagiária Tassiana destacou as novas descobertas em se trabalhar com músicas nas oficinas dos adultos, e da pretenção de gravar um CD com as músicas selecionadas pelos participantes. A professora Fatinha apontou para a questão: " em que a música contribui para a vida deles?"; e frisou que seria uma boa oportunidade de trabalho unir a música com a oficina da Lan House. O estagiário Alberto falou como foi oficina com o público da APAE, e sobre cada participante.
O estagiário Marcos expressou a grande dificuldade da oficina da Casa Lar de quinta-feira na qual participaram doze crianças, e que mostrou ser necessário um acordo com os estagiários do projeto Atividades Lúdicas para dar conta do grande número de crianças. Foi apontado como possível solução as oficinas de terça-feira e de quinta-feira dos dois projetos coincidirem o horário para, assim, ser feita uma divisão entre as crianças, já que a maioria delas vem nos dois dias.
A professora Fatinha relembrou a importância dos estagiários participarem na atualização do projeto para ser enviado para a FAPEMIG em abril desse ano.

A reunião se encerrou as 11: 30

Estagiários presentes:
Sarah
Marcos
Jéssica Maires
Alberto
Miguel
Jéssica Silva
Nathália
Tassiana

Ata Lan House dia 22/06/2012 

No dia vinte e dois de junho de dois mil e doze, às dez horas, reuniram-se os membros do Projeto Lan House, sob a coordenação das professoras Fatinha e Larissa.
No início da reunião foi discutido sobre o que seria feito para o encerramento das oficinas do primeiro período de dois mil e doze. A professora Fatinha ressaltou a importância de se dar uma perspectiva de retorno às crianças no dia de encerramento de cada oficina.
O estagiário Marcos disse que essa semana não teve oficina da Casa Lar por problema de transporte das crianças. Disse também que está aguardando a marcação do dia e do horário que irá ser feita pela Casa Lar, para que ele faça a visita as crianças. Para o dia de encerramento que irá acontecer na próxima terça-feira, será feito uma festinha com o tema de festa junina.
Nas oficinas dos Adultos dessa semana eles continuaram o curso de digitação.
Na oficina da Ong houve a participação de apenas uma criança. Para o dia de encerramento que irá acontecer na próxima quinta-feira, será proposto as crianças uma atividade com o programa Pinpix.
Nessa semana não teve oficina da APAE. O dia de encerramento será na próxima quarta-feira, quando farão uma festinha com música, pipoca e refrigerante.
A reunião se encerrou as 11h15min.

Estagiários presentes:
Jéssica Maires S. Mota
Isabela de Lourdes Sena Cordeiro
Lirlaine Cristina Vaz de Oliveira
Alberto A. Medeiros
Marcos Vinicius Thomaz


Ata Lan House dia 15/06/2012

No dia quinze de junho de dois mil e doze, às dez horas, reuniram-se os membros do projeto Lan House, sob coordenação das professoras Fatinha e Larissa.
No início da reunião a professora Fatinha enfatizou a importância de incentivar as crianças mostrando entusiasmo ao propor as atividades nas oficinas.
Nessa semana na oficina da CASA LAR as crianças aprenderam a baixar músicas da internet, para posteriormente aprenderem a arquivá-las em um DVD. O estagiário Marcos perguntou a professora Fatinha se seria melhor gravar um único DVD e  depois distribuir cópias para as crianças, ou gravar um DVD para cada criança com as músicas que ela mesma escolheu. A professora Fatinha disse que seria melhor consultar as crianças sobre isso.
O estagiário Marcos se propôs a visitar a CASA LAR semana que vem para conhecer melhor a realidade das crianças.
 Nessa semana na oficina dos ADULTOS eles trabalharam com o programa Pinpix, os participantes usaram fotos de familiares para executar as atividades do programa. A estagiária Maria Paula disse que nas oficinas dessa semana só participaram duas pessoas em cada uma. A professora Fatinha disse para pregar avisos nos murais para reforçar os dias e horários das oficinas.
Na oficina da ONG cada participante confeccionou uma estória e a digitaram no Word.
 Na semana que vem a oficina da APAE continuará com a confecção do poema.
A reunião se encerrou às 11h30min.

Estagiários presentes:
Lirlaine Cristina Vaz de Oliveira
Maria Paula Naves
Marcos Vinicius Thomaz


Ata Lan House dia 01/06/2012

No dia primeiro de junho de dois mil e onze, as dez horas, reuniram-se os membros do projeto Lan House, sob coordenação dos professores, Fatinha e Dener.
Nessa semana na oficina da Casa Lar as crianças conheceram e usaram o programa Gimp, e trabalharam com imagens encontradas na internet. Na próxima semana ficou programado para as crianças aprenderem à trabalhar com as outras ferramentas do programa.
A professora Fatinha propós incentivar as crianças à trabalharem sem ajuda demasiada dos estagiarios, e pedir para as que apresentarem maior conhecimento auxiliarem as outras crianças nas atividades.
O estagiario Marcos também expôs o problema sobre os e-mails, pois muitos dos jogos pedidos pelas crianças necessitam de e-mails para o cadastramento. Como solução do problema, ele propós a criação de e-mails com codinomes e senhas que serão de conhecimento somente dos estagiários.
Na semana do dia 04/06 não haverá oficinas dos ADULTOS. Elas retornarão na semana do dia 11/06 com o início do curso de digitação.
Nessa semana não houve as oficinas da APAE e da ONG.
Ficou marcado para o dia 29 de junho a reunião de encerramento das oficinas do primeiro período de dois mil e doze.
A reunião se encerrou as 11:30.

Estagiários presentes:
Jéssica Maires S. Mota
Isabela de Lourdes Sena Cordeiro
Lirlaine Cristina Vaz de Oliveira
Alberto A. Medeiros
Marcos Vinicius Thomaz
Tassiana Gonçalves C. dos Santos



Ata Lan House dia 25/05/2012


No dia vinte e cinco do mês de maio de dois mil e doze, às dez horas, reuniram-se os membros do projeto Lan House, sob coordenação dos professores Dener, Fatinha e Larissa.
O estagiário Marcos relatou que na oficina da Casa Lar dessa semana, as crianças buscaram letras de musicas na internet, e que foram apresentadas à elas as várias ferramentas do word.
Nas oficinas dos Adultos dessa semana as atividades de digitação propostas foram bem aceitas e proveitosas. E para estimular ainda mais os integrantes dos grupos, o professor Dener propos um campeonato de digitação. A estagiaria Tassiana disse que nas proximas duas semanas as oficinas ficarão voltadas para a digitação intercalada com outras atividades.
No grupo da APAE, a estagiaria Lirlaine relatou que foi proposto aos integrantes a construção de um poema com o tema amizade, onde cada um teria que elaborar uma frase. Depois foram reunidas as frases confeccionadas, para na proxima oficina elaborarem o poema.
Nessa semana não teve oficina da ONG.
A leitura da resenha da Jessica Maires, que esta no email, ficou como tarefa para a proxima supervisão.
O professor Dener propos visitar o site www.ted.com.
A reunião se encerrou as 11:30. 

Estagiários presentes:
Jéssica Maires S. Mota
Isabela de Lourdes Sena Cordeiro
Lirlaine Cristina Vaz de Oliveira
Bruna Alves de Souza
Marcos Vinicius Thomaz 
Tassiana Gonçalves C. dos Santos


Ata Lan House dia 23/05/2012  

Núcleo: Adultos Prestadores de Serviço da UFSJ
Estagiários: Bruna, Tassiana
Data: 23/05/2012
Oficina No: 9
Nomes das Adultos presentes: Adriana, Adriana Trindade, Elmo, Irani, Jorge Antônio, Valdete
Proposta: A proposta da oficina número 8 foi montada de maneira a fazer uma conexão entre as oficinas anteriores. Nas oficinas anteriores, foi sugerida a aprendizagem com base no programa YouTube, aprendendo a copiar links de vídeos do site. A proposta da oficina 8 foi copiar os mesmos links de vídeos escolhidos pelos participantes da oficina e enviá-los por e-mail para alguém escolhidos pelos próprios participantes.
Metodologia: Na realização da oficina, os estagiários ficariam responsáveis pela criação de e-mails aos participantes que não possuíam, e para os que já possuíam e-mail, os estagiários guiariam a atividade. Em nenhum momento, os estagiários devem realizar as atividades para os participantes, devem, sim, guiá-los até que eles completem o que foi proposto.
Resumo da oficina: Os participantes chegaram 16:00 na sala em que a oficina foi realizada (sala 1.20). Acomodaram-se em frente aos computadores. Um único computador, o último da direita, ao lado da parede, não estava funcionando. Para dar continuidade a proposta, as estagiárias perguntaram quem havia e-mail e quem já havia realizado a tarefa proposta. Para surpresa das estagiária, somente duas pessoas não haviam realizado a tarefa proposta, portanto a oficina acabou se desprendendo da proposta inicial. Como somente duas pessoas não haviam feito a atividade da proposta, resolvemos apresentar a atividade de digitação com um jogo simples de nível básico. A proposta foi aceita com entusiasmo. Todos se empenharam em aprender a correta posição das mãos e o jeito certo de digitar. Como essa oficina foi somente uma introdução para as próximas, avisamos a todos que a partir dessa oficina, as outras serão baseadas em digitação e postura em frente ao computador. Valdete, que passou as duas últimas oficinas vendo aulas do telecurso pelo site YouTube, desculpou-se e participou nos últimos 20 minutos de oficina, da atividade de digitação proposta.
Observações individuais dos estagiários: A aceitação da atividade relacionada a digitação foi muito motivadora para a continuidade das oficinas.
Avaliação/Discussão:  Apesar da necessidade de uma mudança de proposta, a nova proposta foi aceita de forma unânime. Definiria a oficina como bastante satisfatória e com base nessa satisfação geral, podemos organizar mais oficinas no mesmo tema, dando uma sequência ao aprendizado da digitação correta.


Ata Lan House dia 22/05/2012

Numero de participantes:
6; Matheus, Thaynara, Karina , Thaís, Luara e Laisa.
Numero de Estagiários:
Dois; Jessica e Marcos Vinícius.
Proposta / Objetivo da proposta:
Para realizar a oficina dessa semana, os estagiários trouxeram como tema, música. A proposta foi a de que cada participante escolhesse uma música que gostasse muito. Depois de escolhida a música, deveriam pesquisar pela letra da música, copia-la, colar no world e trabalhar com as funções dessa ferramenta.  O objetivo foi o de trabalhar com um dos nossos principais temas, inclusão digital, porem de forma mais convidativa e divertida. Como a música é uma atividade que aparece com frequência nas oficinas, os estagiários a viram como atrativa para pensar uma proposta e também como motivadora para pincelar em questões subjetivas, afetivas, sentimentais, preferências, etc.
Resumo da oficina:
Os participantes chegaram com cerca de 15min de atraso. Quando chegaram os computadores estavam ligados e prontos para serem usados. Uma participante das oficinas de 2011 (Thaynara) se fez presente na oficina, segundo o Motorista, ela voltará a frequentar as oficinas frequentemente.
                Os estagiários apresentaram a proposta e todos os participantes a aderiram com bastante entusiasmos, todos ouviram a musica toda e depois passaram a ser auxiliados pelos estagiários. Passaram a conhecer as diversas funções que o world apresenta, estilo e tamanho da letra, maiúscula e minúscula, alinhamento do texto, espaçamento, etc. Todas essas são funções básicas para se utilizar essa ferramenta, sendo assim os estagiários julgaram de grande importância, apresentar á eles essas possibilidades. A oficina foi bastante divertida e os participantes ouviram musica e cantaram bastante ao longo de toda oficina, mesmo após terem terminado a tarefa.
Trechos de algumas das músicas escolhidas por eles com a formatação escolhida:
Thaís; Musica gospel da cantora Bruna karla:
Sou livre no poder de cristo
Liberto pra louvar a deus
Nasci de novo, sou de deus
Luara; Musica gospel da cantora Bruna karla:

Que Bom Que Você Chegou

Bruna Karla

Me sinto tão amada isso faz bem
O coração da gente quando tem
Alguém pra dividir um grande amor
Como a brisa da manhã, assim você chegou
Uma ótica perfeita de amor,
Uma ponte sobre um rio de dor
Na minha vida um sonho lindo se realizou
Um presente enviado pelo meu Senhor
Karina Musica de Funk do grupo Os Havainos:
Sou Brasileiro
Os Hawaianos
Eu sou brasileiro, sou do rio de janeiro
Demoro, eu sou funkeiro sim
Oi por favor, deixa eu passar
Sou discriminado mas também sou educado
Taynara; Musica melódica (funk/black):
Porque não explica, o motivo de estar tão fria.
Você sabe bem que a minha vida não vai fazer sentido sem você perto de mim.
Porque você complica?
Veja nossa cama tão vazia,
não quero te perder nem por um dia.
     
No tempo livre concedido a eles após o termino da tarefa, a maioria passou a procurar por jogos. O jogo usado como proposta da ultima oficina (15/05), GCompris), foi solicitado e utilizado também nesta. Matheus, o garoto que apresenta maior domínio sobre as tecnologias, solicitou a um dos estagiários o cadastro em um jogo de estratégia disponível gratuitamente online, mas não possuía um e-mail para fazer o cadastro. Matheus pediu então ao estagiário que utilizasse o e-mail de outra pessoa, o estagiário então explicou que e-mail é algo pessoal e nunca deve ser transferido a outra pessoa. O estagiário então combinou com Matheus de tentar criar um e-mail e fazer o cadastro do jogo na semana seguinte.
Conclusão:
Os estagiários consideraram que o objetivo da oficina foi cumprido com excelência, pois além de apresentar novas funções ao público atendido, eles puderam potencializar funções básicas já aprendidas, além de tornar o ambiente acolhedor e divertido.
Link do jogo solicitado por Matheus: http://browsergame.travian.com.br/?ad=10100_1081523100


Ata Lan House dia 18/05/2012

No dia dezoito do mês de maio de dois mil e onze, às dez horas, reuniram-se os membros do projeto Lan House, sob coordenação dos professores, Fatinha, Larissa e Dener.
No inicio da reunião foi elaborado um novo quadro de distribuição dos estagiarios pelas oficinas (disponível no email da lan house) que ira vigorar até o dia 07/06/12.E ficou marcado para o dia 01/06/12 a reunião para a revisão e confecção de um novo quadro.
Na oficina da Casa Lar dessa semana, as crianças obtiveram resultados positivos com os jogos educacionais propostos pelos estagiarios, especialmente as crianças com problemas de leitura. O estagiario Marcos relatou que as dificuldades das crianças com o teclado e o mouse estão diminuindo.
No grupo da ONG, o estagiario Alberto relatou que foi proposto às crianças que cada uma escrevesse no computador o que gosta de fazer, e depois foi feito um rodízio das crianças pelos computadores para que cada uma se conhecesse.
Na oficina dos Adultos, foi apresentado um vídeo. A estagiaria Tassiana tambem lhes apresentou o site do you tube, o seu funcionamento, e como encontrar e postar videos no site. As pessoas buscaram videos relacionados com o que gostavam.
Nessa semana não teve oficina da APAE.
Os coordenadores solicitaram que se coloque o nome dos estagiarios presentes em cada oficina no relatorio de oficinas.
A reunião se encerrou as 11:30.

Estagiários presentes:
Jéssica Maires S. Mota
Isabela de Lourdes Sena Cordeiro
Lirlaine Cristina Vaz de Oliveira
Marcos V. Thomaz
Bruna A. de Souza
Rafaela f. Marques
Maria Paula N. Vasconcelos
Marcela Santos Faria
Alberto Antunes Medeiros
Tassiana Gonçalves C. dos Santos


Ata Lan House dia 11/05/2012

No dia onze do mês de maio de dois mil e doze, às dez horas, reuniram-se os membros do projeto Lan House, sob coordenação das professoras, Fatinha e Larissa.
Durante a reunião todos discutiram sobre a greve e suas possíveis consequências. Diante de várias dúvidas e incertezas, foi marcada para a próxima sexta-feira uma reunião do projeto LAN HOUSE onde todos os estagiários deverão estar, obrigatoriamente, presentes. O horário será o mesmo da supervisão (10 horas).
A reunião se encerrou as 11:50.

Estagiários presentes:

Jéssica Maires S. Mota
Lirlaine Cristina Vaz de Oliveira
Maria Eduarda Castro Moreira
Tassiana Gonçalves C. dos Santos
Marcos Vinícius Thomaz
Rafaela Ferreira Marques
Letícia D. Cheloni


Ata Lan House dia 04/05/2012

 APAE
  • Como são muitas pessoas ( 14), uma ideia é a de dividí-los em dois grupos de acordo com a dificuldade deles ou se já tiveram contato com a lan house ano passado.
  • A responsável por trazer os alunos para as oficinas providenciará uma relação de nomes  do pessoal com a deficiência de cada um
  • Carta do aluno para o Luciano Huck: O que pode ser feito para ajudá-lo? Pensar maneiras de auxiliá-lo a escrever a carta
  • Na oficina verificou-se que algumas pessoas tem dificuldade com leitura e escrita. Ver quem tem maior  dificuldade e tentar agrupá-los para que possa ser desenvolvido um trabalho em cima disso.
  • Questão que se coloca: Como identificar uma estratégia que vai interessá-los?
  • WEB CAN: Possibilidade de se fazer uso das câmeras nas oficinas depois que as turmas já estiverem divididas ( colocá-los em contato uns com os outros).
  • Na supervisão de estágio falou sobre a importância de fazer os relatórios para não perder o que já foi trabalhado, ter a possibilidade de contato com o que está acontecendo.
  • Importância do tempo dedicado para se pensar a oficina, para que erros não se repitam e para que possam juntos avaliar o que pode ser melhorado em benefício das pessoas que participaram das oficinas.
    Na supervisão estiveram presentes:
  1. Marcos Vinícius 
  2. Isabela de Lourdes Cordeiro
  3. Alberto Antunes Medeiros
  4. Lirlaine Cristina Vaz
  5. Jéssica Mauris S. Mota
  6. Marcela Santos
  7. Maria Paula
      Estiveram presentes também os coordenadores do estágio: Maria de Fatima, Dener  e Larissa Medeiros.

Ata Lan House dia 27/04/2012

Aos vinte e sete dias do mês de abril de dois mil e onze, às dez horas, reuniram-se os membros do projeto Lan House, sob coordenação dos professores, Fatinha e Dener.
A reunião se iniciou com o ex estagiário João Vitor falando sobre o início da oficina da APAE que se dará nessa próxima quinta feira de 9 horas às 10 e meia, e que é preciso bastante planejamento para todo o grupo e atividades mais fáceis para superar um possível desinteresse. É preciso perceber o que eles estão querendo. Inicialmente a oficina irá se iniciar com apenas um grupo que posteriormente poderá se desmembrar. O professor Dener enfatizou o investimento afetivo dos integrantes do grupo nos antigos estagiários. Para esse primeiro encontro o professor Dener se encarregou de desenvolver a tarefa principal. A estagiária Marcela propós dos estagiários se apresentarem, conhecerem as crianças e seus interesses. A professora Fatinha indicou uma dinâmica de grupo mais lúdica e, para isso, pesquisar na biblioteca livros com dinâmicas interessantes que caberiam até em outras oficinas. O professor Dener sugeriu criar uma dinâmica deixando claro o objetivo, fazer o processo de cima para baixo, a partir do resultado. A professora Fatinha pediu para os estagiários se incluirem nessas atividades (fazer primeiro explicando como è), como uma forma das crianças os conhecerem, e também terem o cuidado de não propor tarefas que eles não consigam fazer. Para as crianças se apresentarem foi proposto pedir à elas que façam recortes e colagens fora do espaço da LAN HOUSE, como em pátios ou salas. Foi enfatizado também o fato das crianças não gostarem de ficar presas ao computador, elas gostam de desenvolver atividades externas e depois trabalhar com elas na internet, elas tem a necessidade do concreto para apoiar a representação. É preciso fazer com que elas cresçam dentro das próprias limitações.
No grupo dos ADULTOS, a estagiária Tassiana iria passar um questionário e um vídeo, mas não conseguiu pois não havia nenhum bolsista na brinquedoteca e na lan house e as chaves não estavam na portaria. A professora Fatinha solicitou que fossem feitas cópias das chaves exclusivamente para os estagiários. A oficina irá se iniciar na próxima quarta-feira após o feriado. O professor Dener sugeriu atividades mais elaboradas para a oficina dos ADULTOS (ex: movie maker), e um vídeo para todas as oficinas (por e mail). Foi dito que a oficina dos ADULTOS, anteriormente, foi prejudicada pela falta de planejamento e com isso diminuiram o número de participantes.
Na oficina da ONG, o estagiário Alberto disse ter ficado um pouco perdido, mas foi orientado pelos outros estagiários e com isso ficou mais confortável. Disse, também, que em relação à oficina a interação entre as crianças e os estagiários foi melhor que o esperado. A professora Fatinha disse que durante a oficina é preciso ter bom senso e se dispor, e frizou o fato das crianças gostarem dos estagiários homens. O professor Dener pediu que essa questão fosse explorada, e disse que a ansiedade pode ser melhor controlada com planejamento. É preciso ter vários planos (A, B, C, D, ...), ter propostas interessantes.
Em relação ao grupo da CASA LAR, a estagiária Jéssica disse que a oficina foi usada para a observação das maiores dificuldades e das habilidades de cada criança. O estagiário Marcos ficou por conta de auxiliar as crianças e ela de observar. Com a observação concluíram que há maior dificuldade com leitura e escrita, e foi feito um mapeamento para focar nessas dificuldades. Jéssica também disse ter tido dificuldade com os textos de aprendizagem situada. O professor Dener disse que a aprendizagem situada é a relação entre o aprender e o fazer, o "aprender fazendo", e que é preciso trabalhar a autonomia e não colocar o limite em primeiro lugar. No final a professora Fatinha destacou a importância de se refazer o site com link's para as outras oficinas, e propós convidar os meninos da computação para a próxima supervisão.
O professor Dener passou a tarefa de todos das oficinas se reúnirem para decidir sobre o blog.
A reunião se encerrou as 11:30.

Estagiários presentes:
Jéssica Maires S. Mota
Isabela de Lourdes Sena Cordeiro
Lirlaine Cristina Vaz de Oliveira
João Vitor Santana P.
Marcela Santos Faria
Alberto Antunes Medeiros
Tassiana Gonçalves C. dos Santos
 

Ata Lan House dia 20/04/2012
No dia vinte do mês de abril de dois mil e doze, às dez horas, reuniram-se os membros do projeto Lan House, sob coordenação dos professores, Fatinha, Dener e Larissa.
A reunião se iniciou com o estagiário Marcos chamando a atenção para o fato de haver cadastros pendentes de estagiários da lan house do perído passado. Aproveitando a presença dos estágiarios, foram entregues a eles as fichas de cadastro para o preenchimento.
Os estágiários do grupo ONG relataram que as crianças estavam muito agitadas, desviando a atenção das atividades propostas. A professora Fatinha então diz que o tempo de estágio e as atividades tem que ser bem planejados. Ela propõe aos estagiários que apresentem problemáticas às crianças, e pessam a elas que busquem soluções nas atividades desenvolvidas, mas teria que ser algo que fizesse sentido para elas.
Os estágiarios se queixaram pelo fato das crianças não se prenderem à nenhuma atividade e ficarem mudando de jogo em jogo sempre que uma dificuldade lhes apareciam. O professor Dener, diante desse relato, levantou o questionamento "o que esse comportamento diz sobre esse grupo?", e propós aos estagiários a tarefa de pesquisarem e lerem textos sobre aprendizagem situada. Sobre esse assunto ele indicou o texto do autor Gallegher. A professora Fatinha propós ao grupo que pesquisassem sobre o que as crianças conhecem e gostam de fazer, e trabalhassem com isso em cima dos jogos. Ela também enfatizou que o primeiro momento, assim que as crianças chegam à lan house, é o de inventário, de conhecer o disponível para saciar a curiosidade. E para tirar o melhor proveito dessa curiosidade, seria bom pedir ás crianças que criem links para registrarem todos os jogos visitados, e os classifiquem nos que gostaram e nos que não gostaram. O professor Dener solicitou que registrassem as habilidades de cada criança e fizessem um inventário, para, posteriormente, ao final da oficina compararem com a possível evolução das habilidades da criança.
A estágiaria Taciana se queixou de um sentimento de cansaço alegando que, após mudarem constantemente de um jogo para o outro, as crianças ficavam impacientes, cansadas e solicitavam auxílio o tempo todo. A professora Fatinha chamou a atenção para a necessidade de um enquadre bem feito, com planejamentos e propostas.
No grupo da CASA LAR, Jéssica relatou que as crianças chegaram mais cedo que o combinado. Os supervisores disseram que seria bom combinar com as crianças que, quando isso acontecesse, esperarem em um local marcado para ficarem seguras e não incomodarem os guardas e o andamento das aulas.
Jéssica contou que as crianças se juntaram em grupos de quatro integrantes, uns ajudando os outros, que muitas delas ficavam encomodadas com as limitações dos jogos, e que muitas crianças deixavam de lado as atividades para conversarem com os estagiários. Os supervisores apontaram para o possível fato das crianças estarem compensando nos jogos o que lhes faz falta, um resgate da identidade. O estagiário Marcos propós utilizar as conclusões dos jogos para desenvolver outras atividades de interesse da criança. A professora Fatinha apontou para a necessidade de se trabalhar a frustração, as dificuldades com as crianças, e a autonomia através da socialização com os outros. Os estagiários se propuseram a trabalhar também as possibilidades dos softwares. Os supervisores destacaram a importância de se adequar os jogos ao cotidiano das crianças, e relembraram a leitura e a utilização da aprendizagem situada.
A reunião se encerrou as 11:50.

Estagiários presentes:
Jéssica Maires S. Mota
Isabela de Lourdes Sena Cordeiro
Lirlaine Cristina Vaz de Oliveira
Maria Paula Naves Vasconcelos
Maria Eduarda Castro Moreira
Alberto Antunes Medeiros
Tassiana Gonçalves C. dos Santos
Marcos Vinícius Thomaz
Rafaela Ferreira Marques